Notícias

Webinário faz balanço dos 3 anos do Plano Nacional de Educação

Evento vai se basear em material produzido pelas organizações parceiras do Observatório do PNE, que será divulgado amanhã pela manhã

A Jeduca fará amanhã (22), às 11 horas, um webinário com o balanço dos três anos do PNE (Plano Nacional de Educação). O evento terá a participação de Priscila Cruz, presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação, e Ivan Claudio Pereira Siqueira, vice-presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação. O webinário, que pode ser seguido pelo canal da Jeduca no YouTube, terá como base o material produzido pelas organizações membros do Observatório do PNE, que também será divulgado amanhã pela manhã.

A mediação será feita pelo jornalista Sergio Pompeu, da Jeduca. Perguntas poderão ser enviadas antecipadamente e ao vivo pelo e-mail [email protected]. Você também pode acompanhar a cobertura do evento pelo Twitter @TodosEducacao.

O PNE apresenta 20 metas, além de estratégias, artigos e diretrizes, com prazos intermediários até o fim dos seus dez anos de vigência, que se encerram em 2024. Três anos depois da sua publicação no Diário Oficial da União – feita em 25 de junho de 2014 –, o plano já tem vencidos os prazos de 30 dispositivos relacionados à educação básica, entre artigos, metas e estratégias, dos quais pouquíssimos foram cumpridos ou estão andamento.

Mas o que é necessário para que se façam cumprir todas as metas indicadas nesse marco legal da educação no Brasil? Segundo os membros do Observatório do PNE, é necessário um plano de ação a fim de priorizar as metas que têm o potencial de impulsionar as demais e integrar a elaboração e implementação das políticas públicas focalizadas na redução das desigualdades. O grupo acredita ainda que o papel da imprensa é imprescindível para que o PNE seja mantido vivo na agenda do poder público e da sociedade.

Sobre os participantes

Priscila Cruz, fundadora e presidente-executiva do movimento Todos Pela Educação. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government, graduada em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e em Direito pela Universidade de São Paulo. Atuou como coordenadora do Ano Internacional do Voluntário no Brasil e foi coordenadora e fundadora do Instituto Faça Parte.

Ivan Claudio Pereira Siqueira, vice-presidente da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação). É doutor e mestre em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, especialista em História da Música e História da Arte Ocidental pela Berklee College of Music (EUA) e graduado em Português e Inglês pela Universidade Estadual Paulista.

Fonte: http://jeduca.com.br/

Compartilhe esta notícia